Você sabe o que exatamente você precisa para abrir uma empresa?
Muitas pessoas pensam que abrir uma empresa é mais fácil do que realmente é.
Mas hoje nós vamos te mostrar que na verdade não é tão simples assim, embora não seja impossível e é claro vamos mostrar um pouco mais do papel do contador na hora de abrir uma empresa.
Hoje em dia no Brasil muitas pessoas reclamam da burocracia para se abrir uma empresa ou mesmo legalizar um negócio.
Papeladas intermináveis trâmites para começar a empresa, trâmites para fechar a empresa.
Isso acaba fazendo muitas pessoas desistirem de criar sua empresa.
Por isso hoje vamos te mostrar passo a passo do que é preciso para se abrir uma empresa, vamos tentar simplificar algo que para muitos se torna tão complicado ao ponto de abortar a sua idéia.
Assim vamos às dicas.
Os custos para se abrir uma empresa
Uma empresa gera muitos custos direta ou indiretamente.
Segundo o site do sebrae para abrir uma microempresa o custo médio é entre R$30,00 á R$200,00, podendo chegar até R$2.000,00 para médias e grandes empresas.
Isso se soma aos custos de aluguel, honorários do contador.
E fora outros gastos eventuais como reformas e compras de equipamentos.
Por isso algumas pessoas pulam fora logo nesse primeiro momento.
O que é preciso para abrir uma empresa
Mas agora vamos ver o que é essencial para se abrir uma empresa.
Dentre documentos e ações a serem tomadas vamos conferir:
Contador
O contador é uma peça fundamental no momento de se abrir uma empresa.
Desde a orientação no processo de como funciona uma empresa até as inscrições estaduais que só podem ser feitas por um contador.
Ou seja sempre tenha um contador por perto.
Contrato social
Quando há mais de um proprietário é necessário haver um contrato social.
Ele vem a ser um contrato que irá definir as participações de capital de cada sócio.
E também como será o funcionamento da empresa (Modelo tributário, participação dos sócios).
Este contrato é um acordo de como cada sócio irá atuar e quanto irá receber pela sua atuação.
Registro na justiça social
Isso é o registro no cartório de pessoa jurídica ou na junta comercial.
É a partir deste registro que sua empresa passa a existir oficialmente, ele deve ser feito antes mesmo de se obter o CNPJ.
Lembre-se que antes você deve realizar uma busca do nome empresarial para saber se o nome escolhido já existe ou não.
Alvará de localização e funcionamento
O principal documento na esfera municipal, com ele você terá a autorização final da prefeitura para o funcionamento da sua empresa.
Para o obter você deve mostrar para o município que reúne todas as condições exigidas por lei para exercer a atividade da sua empresa.
Em alguns casos é necessário saber se o local escolhido para atuar é permitido exercer a atividade que deseja.
Licenças e inscrições nos órgãos estaduais e municipais
Essas licenças são requisitos essenciais para obter seu alvará de funcionamento.
E podem variar de empresa para empresa assim é preciso estar atento às vistorias que sua empresa precisa passar as mais comuns serem exigidas são licença sanitária e vistoria de cumprimento das normas de segurança.
Fonte: Rede Jornal Contábil.