Sebrae Day apresenta inovação para os pequenos negócios
Palestra contou com a participação de André Siqueira, co-fundador da Resultados Digitais
Foi realizada na quinta-feira (21), no Inovabra habitat, espaço de Coinovação do Bradesco, localizado em São Paulo, o lançamento do Sebrae Day em 2019. O evento, que será realizado mensalmente, busca promover encontros entre empresários de sucesso e potenciais empreendedores ou pequenos negócios. O tema do dia foi Inbound Marketing, estratégia para atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante na internet. O evento contou com a participação de André Siqueira, co-fundador da empresa Resultados Digitais. O Sebrae mantém no local dois especialistas para atender às demandas de inovação dos pequenos negócios.
O empresário conversou com uma plateia de cerca de 70 pessoas. Siqueira relembrou os desafios que enfrentou quando resolveu criar sua empresa. Um dos pontos que levou Siqueira a se aprofundar em Inbound Marketing foi a menor adesão do público à propaganda tradicional. “Com a internet, passamos a ficar intolerantes e nos incomodamos tanto com a publicidade, que até pagamos para não receber anúncios. Penso, então, que as pessoas têm de querer vir até o meu site”, explicou. “Nem todos estão prontos para comprar. Teremos cerca de 3% do mercado avaliando alternativas, e o resto não está comprando, ou ainda não está no momento certo para comprar”, ressaltou. Com isso, explicou, o Inbound Marketing cria um relacionamento com o potencial cliente, oferecendo materiais ricos até que ele decida fechar um negócio. “Preparamos um relacionamento que vai acontecer lá na frente”, acrescentou André Siqueira.
O co-fundador da Resultados Digitais também deu dicas para a plateia sobre como escolher os melhores profissionais para a prática, com instruções sobre seleção de pessoas, metas e ferramentas para produtividade.
Sebrae Day A Analista da Unidade de Inovação do Sebrae, Giovana Serenato, diz que, com eventos como o Sebrae Day, a instituição pode contribuir para melhorar a competitividade dos pequenos negócios. “Além disso, promovemos outras ações, como de relacionamento direto com startups e conectar os pequenos negócios às grandes empresas”, explica Giovana.
De acordo com ela, o maior desafio de promover inovação em pequenos negócios é a própria desmistificação do termo. “Precisamos passar para esses empreendedores que é possível, viável e, muitas vezes até sem custo, fazer uma inovação nas próprias empresas”, diz. “O passo seguinte é mostrar que existem processos sistematizados para fazer gestão de inovação, e que o Sebrae possui ferramentas para isso”, completa Giovana Serenato.
O Sebrae Day oferecerá palestras mensais, no Inovabra habitat, até outubro de 2019. Em abril, o próximo tema a ser explorado será “assessoria de imprensa para startups”. A programação completa será divulgada no decorrer do ano. A inscrição é gratuita, pelo site da Inovabra habitat ou do Sebrae.
Por Agência Sebrae de Notícias